Na marcação a laser, o feixe de laser modifica a superfície do material, carbonizando ou mesmo retirando material da superfície, fazendo com que a marcação seja permanente. Polir ou aquecer a peça não será suficiente para fazer a marcação desaparecer.
Vantagens
A tecnologia laser garante maior precisão do desenho a ser marcado. O ponto que a tinta faz em uma impressão é pelo menos 10 vezes maior que o ponto do laser. Mesmo em peças muito pequenas, a marcação a laser será legível.
Uso na indústria
Na indústria automobilística, por exemplo, se ganha com a rastreabilidade. Cada peça colocada no carro ganha um código. Se alguma delas estragar, é possível verificar se a peça é original de fábrica, se está na garantia, quantos anos tem de uso, se é do tipo e marca correta para o carro. É possível perceber também se foi adulterada, afinal todas as características técnicas da peça poderão ser acessadas a partir de seu código marcado a laser.
Da mesma forma, a rastreabilidade traz vantagens para diversos setores de transportes e metal-mecânico em geral.
Outros setores, como o de produtos cirúrgicos e o de polímeros – por exemplo a eletrônica -também podem obter vantagens. Imagine imprimir o código de uma prótese dentária, que vai ser colocada na boca, menor que o tamanho de um dente? Com a alta qualidade de imagem do laser, é possível.
Fonte: Portal Cimm
Para ler a notícia na integra acesse: http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/6112-marcao-a-laser-impede-falsificao